24 novembro 2010

Nosso dever!





"Eu tive um aprendizado que me levou a descobrir o lado melhor da natureza humana e entrar nos corações dos homens. Eu percebi que a verdadeira função de um advogado era unir rivais de festas a parte."

Mahatma Gandhi, pacifista e ícone da história moderna. Mahatma não lutou pela paz - lutar não era com ele - ele DISSEMINOU a paz.


"Cada dia é o dia do julgamento, e nós, com nossos atos e nossas palavras, com nosso silêncio e nossa voz, vamos escrevendo continuamente o livro da vida. A luz veio ao mundo e cada um de nós deve decidir se quer caminhar na luz do altruísmo construtivo ou nas trevas do egoísmo. Portanto, a mais urgente pergunta a ser feita nesta vida é: o que fiz hoje pelos outros?"

Martin Luther King Jr., que escolheu o caminho da ideologia e da não-violência para acabar com a segregação racial no Estados Unidos, e acabou plantando o sonho do não racismo no coração do mundo.


"Eu penso muito sobre tudo, não posso evitar, vou de uma ideia para outra. E todos esses planos viram um sonho, que vejo crescer, progredir. Vejo pessoas felizes atrvés deles."

Ayrton Senna da Silva, imortal que morreu em 1994. Ídolo maior do Brasil. Inesquecível.


"A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."

Nelson Mandela, opositor do regime do Apartheid, ficou preso durante 27 anos, foi libertado e liderou, como presidente da África do Sul, a busca da integração racial.




Hoje, dia 24 de novembro, o dono deste blog completa 30 anos. Bem vividos, 30 anos, bem-vindos!

Mas deixarei para falar disso mais tarde, porque agora é hora de pegar pesado - desculpe, Amigo, não perdoarei a data!

O mundo está uma merda! Guerras, fome, intolerância. E ainda tem o governo...

O governo só se move por dinheiro. Não dá para confiar em nada nesses caras. Voto e grana, é só o que interessa. E o povo se mata...

O povo se mata, mas também mata, estupra, rouba, briga, maltrata, sequestra, maldiz, corrompe, desmata, caça, poluí. O povo não merece ser. Nem estar.

E nós? Bem, nós poderíamos ir ao Colarinho, tomar um chopp tranquilos e rirmos do que a desgraça ainda não alcançou. Poderíamos, entre um Black e outro, abraçados, ouvirmos Vinícius de Moraes cantando, Tom cantando, o Teatro cantando... poderíamos comer um bolinho de queijo, pegar o carro e dormirmos tranquilos.

Mas e aí? E a merda toda, quem vai limpar? Quem pode limpar?

Entra agora o motivo da compilação de frases célebres acima. Aqueles caras certamente sentavam no Colarinho e aproveitavam o melhor chopp da cidade. Aposto que Martin adorava os bolinhos de queijo do Arrumadinho, enquanto falava que viver é o melhor que podemos fazer. E o Ayrton? Só relaxava mesmo quando acendia um ICE, sentado lá fora, ouvindo as bobagens do Valcir.

Mas aqueles caras fizeram mais. Foram mais longe. Reuniram o que tinham de melhor em si, superaram seus próprios limites para conseguir transcender. Pensavam no 'individualismo coletivo' e iam mais longe. Foram presos, mortos, morreram por seus ideais. Deram a vida por uma causa e ficaram na história.

E você, Trintão, vai fazer o quê diante disso tudo? Oras, pense bem, olhe à sua volta! Esse mundo de merda não serve para criarmos nossos filhos! Você vai ficar parado? Vai se contaminar com a porcaria que está sendo espalhada diariamente? Vai deixar tudo isso acontecer sem fazer nada?

Sabe por que, rapaz, eu pergunto isso para você? Porque você, Amigo, PODE MUDAR ISSO! Conheci, em 29 anos, muita gente boa, muita gente iluminada. Mas poucos com o coração tão bom quanto o seu. Tão amigo, tão parceiro, tão preocupado com o bem estar geral. Poucos caras tão verdadeiros. Poucos eu conheci, e apenas de você ouvi a frase 'estou preocupado com esse mundo'.

Meu guri, não é exagero. Caras como você são a nossa esperança. Esperança de mudar o panorama, de virar o jogo. Caras com o coração gigante, com a cabeça boa e com a velha preocupação com o outro. Caras que não conseguem imaginar a felicidade egocentrada - a felicidade é geral ou não é.

Confesso, não sei como você vai fazer isso. Mas sei que nós, seus amigos, estaremos juntos nessa. Mesmo sabendo que eu não sou tão bom quanto você, estarei nessa contigo! Estaremos juntos sofrendo a mesma dor ou gozando a mesma paz.





Porque à você, rapaz, confio a minha mais verdadeira amizade, forjada com os mais nobres sentimentos que os melhores amigos podem ter. Ela não é gratuita, é apenas a retribuição do que recebo. Este amigo irá acompanhá-lo pelos anos, tomando porrada se necessário, limpando o mundo junto contigo! Espalhar coisas boas é o seu dever, e nós o ajudaremos.

Obrigado mesmo, Amigo, pela amizade verdadeira e incondicional. Somos honrados de tê-lo sempre por perto. Somos orgulhosos de poder conviver com a sua amizade, a amizade do Bráulio e do Dr. Darcy - fruto, pé... iguais!

Vamos em frente, Amigo. Se até os 60 teremos limpado essa sujeirada, eu não sei. Mas estaremos juntos! Tentando, tentado, tentando...








Nenhum comentário: