28 janeiro 2009

Budismo

"Gautama Buda, cujo nome original era príncipe Sidharta, foi fundador do Budismo, uma das principais religiões do mundo.

Sidharta era filho de um rei que governava Kapilavastu, cidade do Nordeste da Índia, próxima a fronteira do Nepal. Supõe-se que Sidharta tenha nascido no ano de 563 a.C., em Lumbini nos limites do atual Nepal.

O Príncipe Sidharta foi criado no luxuoso palácio real e nunca lhe faltaram os confortos materiais. Apesar disso, sentia-se insatisfeito. Observou que os seres humanos eram na maioria pobres e sempre necessitados. Mesmo os ricos em geral, mostravam-se frustrados e infelizes; e todos os homens estavam sujeitos a doença e acabavam morrendo. Com certeza, pensou Sidharta, deve haver algo na vida além dos prazeres passageiros que são muito cedo apagados pelo sofrimento e pela morte.

Aos vinte anos, Gautama decidiu abandonar seu modo de vida e deixar o palácio e se devotar completamente a procura da verdade com a mulher e seu filho pequeno para se tornar um pobre andarilho.

Durante anos, Gautama tentou tornar-se asceta, sofrendo por muitos anos com jejuns extremados e automortificação corporal. Percebeu, entretanto, que atormentar o corpo só atrapalhava o seu cérebro, sem que fosse conduzido pra mais perto da verdadeira sabedoria. Voltou portanto a comer normalmente, abandonando o asceticismo.

Aos 35 anos de idade, numa tarde sentado sob galhos de uma figueira gigante, encontrou a sabedoria para transformá-lo em um Buda, um “ente iluminado”.

Iria passar os próximos 45 anos de vida pregando sua nova filosofia para quem estivesse disposto a ouvi-lo.

Ao morrer, havia convertido milhares de pessoas. Seus discípulos memorizaram muitos de seus ensinamentos que foram passados oralmente para as próximas gerações.

Os principais ensinamentos de Buda podem ser resumidos no que os Budistas denominam “Quatro Nobres Verdades”:

1- A vida humana é intrinsecamente infeliz.
2- A causa da infelicidade é o egoísmo humano e seus desejos.
3- O egoísmo individual e os desejos podem ser dominados.
4- O método para escapar do egoísmo e do desejo é chamado “Caminho dos oito degraus”: visão, pensamento, discurso, ação, modo de vida, esforço, consciência e meditação corretos."
Ricardo Barrionuevo

Nenhum comentário: