15 março 2008

Free Tibet

Já que os EUA querem libertar os povos oprimidos do planeta, que tal libertar o Tibet? Depois podem partir para a palestina...





"As forças de segurança chinesas tomaram neste sábado as ruas de Lhasa, a capital do Tibete, mandou turistas saírem da cidade e implantou um estrito toque de recolher, num momento que Pequim arrisca sofrer um boicote aos seus Jogos Olímpicos no caso de uma repressão agressiva aos protestos na região. China exige o fim dos protestos tibetanos até as 13h deste domingo (horário de Brasília) e ameaça tomar "medidas severas".
Os protestos começaram na segunda-feira (10) passada, com o 49º aniversário da malsucedida insurreição contra a dominação chinesa. O Tibete era um país independente até 1951, quando a China o ocupou. O ápice dos confrontos ocorreu na última sexta-feira (14). O tibetanos afirmam que choques com forças chinesas deixaram cem mortos, até agora, mas o governo da China admite oficialmente apenas dez.
A presença militar nas ruas impôs um tenso silêncio em Lhasa, um dia depois que manifestantes tibetanos atacaram prédios governamentais e apedrejaram chineses no pior protesto contra a dominação chinesa em aproximadamente duas décadas.
Em outra cidade à oeste do Tibete, a polícia entrou em confronto com centenas de monges budistas que lideraram uma demonstração de simpatia aos manifestantes."

Fonte: Folha de São Paulo, em 15/03/2008.

Nenhum comentário: