07 janeiro 2007

Esperança

Excelente a coluna de Antônio Ermírio de Moraes para a Gazeta de hoje. Esse cara tem que se respeitar. Já está pra lá dos 75, é podre de rico e escreve muito bem. Um dos poucos visionários que deu certo aqui no Brasil. Nesse artigo ele analisou o povo brasileiro e o que deve ser feito para se ter esperança em 2007. Definiu que é necessário dar importância ao capital social, que é "convergência de princípios, valorização de boa conduta e a colocação dos interesses coletivos acima dos interesses individuais". Para ele o povo brasileiro é bom, mas é muito tolerante. É exatamente o que penso. Parece que a memória é fraca. Ou as pessoas não se mostram interessadas em se importar e se indignar porque simplesmente foram ensinadas que as coisas são assim mesmo, que não existe outro jeito. Ermpirio concorda comigo. Diz que "a passividade é um grave defeito e não uma virtude. Penso que uma nação só progride quando o povo se organiza e revindica. Nesse campo temos um longo caminho pela frente".
Continua a coluna defendendo que "demandas e reivindicações só dão certo quando há amor pela pátria e pelo próximo. Isso faz parte do aludido capital social. Precisamos cultivar as demandas dentro de um clima de entendimento maior. Neste ano de 2007, espero muito que nós brasileiros continuemos demandando, na esperança de chegarmos à concórdia, valorizando o bem comum e colocando a pátria acima do egoísmo de cada um". Aqui discordo, em parte, com ele. Acho que não é a pátria que deve ser colocada antes de mais nada. As nações já são um grave motivo de discórdia. A verdade é que a situação atual do planeta está nos levando para uma condição na qual nossas pátrias não poderão ter mais tal importância. O que teremos que prezar é por nosso planeta.
Mas voltando a coluna, ele finaliza de maneira patriótica e otimista - "Não tenho dúvida ao afirmar que o Brasil é um dos países de maior futuro do nosso planeta". Nossa, até vou comprar umas ações da Votorantim na segunda. Mas tomara que o homem esteja certo.
Obs.: para quem quiser demandar, posso indicar um ótimo escritório de advocacia.

Nenhum comentário: