08 janeiro 2007

The Vatican goes Wilde

Na sexta-feira passada o mundo ficou perplexo com o lançamento de uma antologia de frases de um dos colaboradores mais próximos do Papa Bento XVI. A inclusão de várias frases do polêmico escritor irlândes Oscar Wilde no livro configurou uma grande (e inconsciente) homenagem do Vaticano a este autor.

O citado livro de frases, que foi publicado por uma editora italiana, contém mil máximas de conteúdo moral e são divididas por ordem alfabética

"Vaticano sai do armário e abraça Oscar Wilde", foi o título da matéria de página inteira do The Times. Também na Itália o lançamento do livro causou espanto. "Que Surpresa!", diz o texto do diário romano La Repubblica. "Um ícone homossexual foi aceito pelo Vaticano".
"Creio que, se um homem quisesse viver a sua vida plena e completamente, se quisesse dar forma a todos os seus sentimentos, expressão a cada pensamento, realidade a todo sonho, creio que o mundo receberia tal impulso novo de alegria, que esqueceríamos todas as doenças medievais, para voltar ao ideal grego, a algo mais belo e mais rico. No entanto o mais corajoso dentre nós tem medo de si mesmo. A mutilação do selvagem tem a sua trágica conseqüência na própria renuncia que perverte as nossas vidas. Somos castigados pelas nossas renúncias. Todo impulso que procuramos extinguir germina em nossa mente e nos envenena. Pecando, o corpo se liberta do seu pecado, porque a ação é uma forma purificação. Nada resta então a não ser a lembrança de um prazer ou a volúpia de um remorso. O único meio de nos livrarmos de uma tentação é ceder a ela. Se lhe resistirmos, nossas almas ficarão doentes, desejando as coisas que se proibiram a si mesmas, e, além disso, sentirão desejo por aquilo que algumas leis perversas tornaram perverso e ilegal. Já se disse que os grandes acontecimentos acontecem no cérebro. É no cérebro e somente nele que acontecem os grandes pecados do mundo."
Oscar Wilde
.

Ah, imagine se essa moda pega na Igreja?
Revolution (evolution?), baby!!!


Nenhum comentário: