19 janeiro 2007

Para aproveitar

Para aproveitar a discussão, segue um artigo que escrevi em agosto do ano passado.

Salve seu Planeta

Nunca fui entusiasta sobre o rumo da nossa sociedade, mas tenho ficado preocupado e por isso resolvi pesquisar sobre o meio-ambiente. O resultado dessa pesquisa é alarmante e, apesar de estar aparentemente bem fundamentado, espero que esteja errado.

É fácil de perceber que algo está muito errado com a simples observação da nossa própria vida aqui no sul do Brasil. Temos um verão em julho. O Sol está absurdamente forte. Quem se lembra de como era sair ao Sol há 5, 6 anos atrás pode comparar. Vivemos em cima da segunda maior bacia hidrográfica do mundo (perde só para a Bacia Amazônica) e vamos ter que racionar água.

É bom ver como estão as Cataratas do Iguaçú. Árvores e flores estão desreguladas, derrubando suas folhas ou florescendo em épocas totalmente diferentes.

Ok, mas vamos aos dados que eu encontrei.

A BBC fez uma reportagem onde destaca os principais problemas do planeta. São sete. Comida, água, mudança climática, energia, biodiversidade, poluição e a superlotação da Terra. Todos esses problemas estão integrados e algum deles deve explodir logo. Todos eles foram causados pela influência do ser humano no planeta.

Bom, mas isso não é nenhuma novidade. A preocupação vem de que a situação atual é muito mais grave do que eu pensava.

Não existe só um problema com o clima. Existe um enorme problema (pra não dizer puta problema) com o clima. É a maior ameaça. A BBC destacou o aquecimento global como o maior desafio da humanidade. As tempestades, secas e inundações freqüentes são seu reflexo e já começaram a demonstrar sua gravidade. 20 dos 21 anos mais quentes da história da humanidade aconteceram nos últimos 25 anos, sendo que os cinco mais quentes foram 2005, 2004, 2003, 2002 e 1998. 2006 está bem na disputa e pode bater o recorde de 2005.

Pessoas estão morrendo de calor na Europa e na América do Norte no verão deles que está chegando a temperaturas de 50ºC. Não é brincadeira, é cinqüenta graus mesmo. Seguem algumas reportagens recentes: "Califórnia já registra 123 mortos por causa da onda de calor."; “Ondas de calor provocam mais de 150 mortes na Europa".

Al Gore, o ex-candidato a presidente dos EUA, fez um documentário sobre o problema. Destaca como ficará o mundo se continuarem o derretimento das calotas polares na velocidade que está. (Ver: An Inconvenient Truth)

Não existe só um problema de alimentação. O planeta não consegue produzir e distribuir comida suficiente. Cerca de 30000 (trinta mil) crianças morrem por dia (POR DIA), de fome ou desnutrição. É mais do que 1 a cada 3 segundos. Imaginem, morreu uma,... morreu outra,... morreu mais uma. Isso de fome.

Não existe só um problema com água. Em 2025, dois terços da população do planeta vai viver em áreas que sofrerão falta constante de água. Hoje, 2006, nós que vivemos em cima da Bacia Platina (como dito antes a segunda maior do mundo), vamos racionar água. Racionar é uma alegria, porque temos água para dividir, mas já existem várias regiões do globo que não têm capacidade hídrica para se sustentar e, daqui a 20 anos, 2/3 do território do mundo vai estar nessa condição. Ou seja, guerra por água na certa.

Um site faz a análise de que é impossível manter a forma de vida da população média do mundo. Veja quantos planetas precisariam para manter o seu modo de vida. (Ver: http://ecofoot.org/)

Problema de energia: A produção de petróleo chegará ao seu ápice em 2010 e, automaticamente, começará a diminuir. A necessidade de novas formas de produção de energia é imediata. A adaptação será problemática, mas o petróleo, além de estar com os dias contados, polui demais, o que nos leva para outro ponto de pressão.

Poluição. A cada dia a vida nas grandes cidades fica mais complicada. Problemas respiratórios são causas de várias doenças e mortes. Todos os bebês recém nascidos já chegam ao mundo com substâncias nocivas em seu organismo. Um quarto da população mundial fica exposta, diariamente, a uma quantidade de poluição que não poderia ser respirada.

Biodiversidade afetada. O planeta entra na sua sexta era de extinção. Mas essa é causada, exclusivamente, por influência dos homens. Milhões de espécies estão ameaçadas e milhares somem a cada ano. Isso causa um desequilíbrio na natureza que desestabiliza o eco-sistema e funciona como uma bola de neve (quanto mais espécies extintas, mais desequilíbrio ambiental).

Superpopulação. Integra todos os outros pontos. Responsabiliza todos os homens pela situação do planeta.

Todos nós devemos admitir isso. Somos os responsáveis e temos a obrigação (ou necessidade) de fazer algo para mudar (é questão de vida ou morte). Para concluir, faço minhas as palavras de divulgação do Congresso Planetário: “(...) é o crescimento da população humana que está na raiz de todos os problemas do planeta hoje. E é a falta de vontade de encarar que só o ser humano é o culpado, que perpetua os problemas que crescem exponencialmente conforme o tempo passa. Negação e irresponsabilidade são tão avassaladoras que é moralmente repugnante considerar que estas estatísticas sejam famosas e que, contudo, nenhum líder mundial comece a pensar nesses assuntos como a única ordem real do dia, importante não só para a Humanidade, mas para o planeta inteiro. A guerra é verdadeiramente irrelevante frente a esses problemas. Mas parece que os seres humanos preferem fazer guerra a encarar a realidade. Os seres humanos nem mesmo vão encarar, aceitar ou entender que constituem um componente em um sistema maior chamado biosfera”.

obs.: vale reponder a pesquisa e analisar os resultados.
http://globalnin.com/branchedSurvey/?surveyid=24&languageid=10

Nenhum comentário: