13 agosto 2010

Vivemos em uma Democracia?

A pergunta do título é um tanto quanto paradoxal, mas, ao acompanharmos o horário eleitoral e as campanhas publicitárias dos candidatos, que, em tese, deveriam ser sérias tendo em vista a pretensão dos candidatos em representar o povo brasileiro, percebemos que as mensagens têm conteúdo superficial, ridículo e muitas vezes grotesco. Estilos de mensagem utilizadas, normalmente, para entreter e fazer rir. Sendo assim, difícil precisar se a eleição é uma comédia ou é séria.
Como se não bastasse vivermos em uma democracia fictícia, em um país com um dos maiores níveis de corrupção do mundo e com tão grande disparidade social, ainda temos que ver um político fazer piada enquanto pede nosso voto de confiança.
Isso só é pior se analisado do ponto de vista prático. Lógico é que existe uma resposta positiva do receptor da mensagem, pois, em caso contrário, não existiriam tantos "palhaços" no horário eleitoral. Isso retorna ao ponto importantíssimo ressaltado pelo saudoso José Saramago, nesse discurso, que vale repetir.


Será que vivemos efetivamente numa democracia conforme o conceito que aprendemos na escola? Penso que estamos muito longe disso. Tal fato fica muito claro quando um cidadão vota em outro por considerar sua campanha engraçada. Na verdade, essa democracia é feita pelo número de minutos no horário eleitoral ou pelo tamanho do caixa dois que dará possibilidade em comprar mais exposição na mídia. Bela representatividade democrática!

Não é por nada que o voto é obrigatório. Caso fosse facultativo, a maioria das pessoas que votariam estariam interessadas em analisar propostas e condutas de candidatos para escolher quem pudesse melhor representá-las e quem não quisesse fazer isso simplesmente ficaria em casa assistindo televisão, deixando de atrapalhar o processo. Mas decididamente isso é uma das últimas coisas que nossos políticos querem.
Para melhor demonstrar a alarmante condição da cidadania brasileira, seguem três videos. O primeiro é uma compilação da eleição passada, com os melhores piores momentos.


O segundo e terceiro são dessa eleição, mas já entraram na lista de piores vídeos publicitários de todos os tempos. O site do infeliz é esse aqui.





Tudo parece muito engraçado, mas não é!

Nenhum comentário: