01 abril 2007

O maior brasileiro de todos os tempos

Outro fato engraçado desse 1° de abril é a eleição que foi feita entre 200 "intelectuais" (não esqueça dessas "s), políticos, artistas, religiosos, empresários, publicitários, jornalistas, esportistas e militares que são referências em suas áreas de atuação, na escolha de quem teria sido o maior brasileiro de todos os tempos. Os dois primeiros colocados foram Vargas e Juscelino. Tudo bem, foram presidentes populistas, fizeram algumas coisas aqui e outras ali. Ambos tiveram novelas dedicadas a eles. Mas, colocando na balança seus acertos e seus erros, não poderiam ser considerados grandes homens e, muito menos, os maiores brasileiros. Se formos por essa medida, podem esperar que nessa lista, em 15 anos, estará lá nosso querido Lula (ele já tem 3 votos).
Ok, vocês devem estar pensando: o que esse cara está reclamando? Pelo menos não foi o Pelé quem ganhou. Certo, já fiquei feliz em ver Rui Barbosa tão bem cotado em quinto lugar, logo atrás do 'povo brasileiro', quarto, e de Machado de Assis (outra boa surpresa), em 3°.
Bom, voltando ao fato engraçado...
Ao analisar toda a lista para procurar quem eu escolheria, me deparei com grandes brasileiros de fato, tais como: Paulo Freire, Nelson Rodrigues, Oscar Niemeyer, Santos Dumont e Sérgio Buarque de Hollanda. Mas aquele que eu escolheria só computou um mísero voto. Mesmo assim não tenho dúvidas. O cara é Macunaíma. Esse sim foi e ainda é (infelizmente) o maior brasileiro de todos os tempos.

Fonte: Folha de São Paulo, em 1/04/2007.

Nenhum comentário: