08 fevereiro 2007

Arte II


Afresco da Igreja de Sant'Inazio, feito por Andrea Pozzo, em 1686.

"Por que as pessoas escrevem? Já me fiz tantas vezes esta pergunta que hoje posso respondê-la com a maior facilidade. Elas escrevem para criar um mundo no qual possam viver. Nunca consegui viver nos mundos que me foram oferecidos: o dos meus pais, o mundo da guerra, o da política. Tive de criar o meu, como se cria um determinado clima, um país, uma atmosfera onde eu pudesse respirar, dominar e me recriar a cada vez que a vida me destruísse. Esta é a razão de toda obra de arte."
Anais Nin

Interessante pensar nisso, porque não é só um autor que cria novos mundos. De certa maneira, nós também somos senhores dos nossos pensamentos. Quando lemos uma história, ela é construída na nossa mente. Construímos um mundo que terá diferentes características do mundo criado por um outro leitor. E isso não se aplica somente aos livros, mas também aos quadros, à música ou ao cinema. Daí eu me pergunto: um bom 'leitor' também pode ser um artista?

Nenhum comentário: