22 março 2007

Dia Mundial da Água

Hoje é o Dia Mundial da Água. Nesse planeta que possui dois terços da sua superfície coberto por água, 97% dela está nos mares. Do resto, 90% está congelado (ou descongelando) nas geleiras. O pouco que sobra é o que temos como essencial para todas as formas de vida. A escassez de água, como já destacado nesse blog, é um dos graves problema ambientais da humanidade. Por isso, hoje é um dia que não se tem muito o que comemorar.
Segundo dados da Envolverde - Revista Digital de Ambiente, Educação e Cidadania "pouco mais de um bilhão de pessoas não contam com suficiente água potável para suas necessidades básicas diárias e 2,6 bilhões carecem de saneamento, segundo a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Até 2025, 1,8 bilhão de pessoas viverão em países ou regiões com total falta de água e dois em cada três sentirão sua escassez, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação. As pessoas já afetadas estão dentro das zonas mais pobres do planeta, e mais da metade mora na China e Índia, de acordo com estimativas da ONU.A atividade agrícola é a que mais gasta este recurso, e utiliza cerca de 70% da água doce extraída de lagos, rios e aqüíferos. Porém, essa porcentagem se aproxima de 90% em várias nações em desenvolvimento, onde ficam quase três quartos de todas as terras irrigadas do mundo. A maioria dos países do Oriente Médio e da África do norte sofrem uma grave escassez de água, assim como México, Paquistão, África do Sul e grandes extensões da China e da Índia.
(...) A água não potável é a principal causa de doenças e da má qualidade de vida. A diarréia e a malária causaram as mortes de, aproximadamente, 3,1 milhão de pessoas em 2002, 90% crianças menores de 5 anos, segundo a OMS. Essa agência estima que cerca de 1,6 milhão de pessoas poderiam se salvar por ano se contassem com água potável, saneamento e condições de higiene. Persistindo essa tendência, a ONU-Água alerta que, por exemplo, na África subsaariana não se atingirá em 2015 a meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio que diz: assegurar a sustentabilidade ambiental e reduzir pela metade a proporção de pessoas sem acesso à água potável e sem saneamento".

Nenhum comentário: